Base Bíblica: Mateus 6: 5 e 6
5.E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa.
Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. A vida do crente, é seguida no seu dia-a-dia de lutas, de problemas, e de situações que nem sempre nos agradam. A grande verdade é que em meio á tudo isso só temos uma pessoa á recorrer, á Deus, o único que ouvirá nossos problemas, e que além de ouvir, com certeza irá nos ajudar, a única forma de falarmos com Deus é através da oração, e hoje falaremos sobre um dos tipos mais intensos de oração; A Oração Secreta
Para que possamos ter uma vida intensa de oração, torna-se necessária a visualização de alguns aspectos, vejamos
1 – TEMPO: Como temos gastado o nosso tempo?
Gastamos um bom tempo na frente da TV, assistimos todos os tipos de programa, nem sempre esse tempo é dedicado á programas que edificam, que acrescentam bênçãos, conhecimento á nossa vida, mas por que será que em meio á todo esse tempo, temos achado dificuldade em um tempo para orar. Podemos reparar que é em nosso momento de oração que tudo acontece (o telefone toca, tem sempre alguém nos chamando, o sono nos toma, etc...)
Que possamos ampliar o nosso tempo de oração e que nesse momento consigamos ser fiéis e não permitir que nada venha á interromper esse momento, é de acordo com nosso momento de oração secreta, que podemos ganhar ou perder espiritualidade.
2- MÈTODO: Fechada a porta
Isso simboliza intimidade. Quando estamos “fechando a porta”, além de nos concentrarmos melhor, estamos excluindo o risco de hipocrisia, de fazermos algo para alguém, além de Deus, ouvir belas palavras, ou de termos vergonha de falar o que pensamos, sentimos. Estamos dando um grande passo para a total sinceridade diante de Deus.
3- RESULTADO: Teu Pai te recompensará
O segredo do ministério de Jesus foi a oração. Mesmo sendo Ele o Deus vivo, em momento algum Ele deixou de estar ligado ao Deus Pai, para que assim obtivesse êxito em seu propósito, assim é conosco, quando estamos ligados ao Pai, com certeza, dentro dessa humildade, o Senhor nos recompensará da melhor forma para a nossa vida, isso é estar na posição.
CONCLUSÃO:
Que a cada dia mais e mais, nós possamos estar ampliando os nossos momentos de oração, estar em humildade a cada dia mais e mais aos pés do Senhor, colocando assim o nosso coração, todas as nossas dificuldades diante do Pai, entregando o nosso caminho ao Senhor e confiando n’Ele, que Ele tudo fará em nossas vidas.
Em Cristo;
Coop. Luciano Ruggi