Leitura: Lucas 15:11-24
Ali, desejava ele fartar-se das alfarrobas que os porcos comiam… —Lucas 15:16
Parece bom? Não? Provavelmente, também não pareceu bom ao filho pródigo.
Antes de começar a comer com os porcos, ele tinha uma cama quente, uma rica herança, um pai amoroso, um futuro seguro — e, provavelmente, bom alimento. Mas não era o suficiente. Ele queria “diversão”. Ele queria ter sua própria vida e fazer o que desejasse. O resultado foi um jantar de porcos.
Resultados semelhantes ocorrem sempre que uma pessoa jovem ignora a orientação de pais piedosos e a instrução da Palavra de Deus. Sempre fico chocado quando alguém que professe conhecer Jesus escolhe uma vida que rejeita o claro ensinamento de Deus. Quer as escolhas incluam pecado sexual, substâncias formadoras de dependência, falta de ambição ou outra coisa, qualquer ação que exclui Deus corre o risco de terminar mal.
Se ignorarmos os claros preceitos morais bíblicos e negligenciarmos nosso relacionamento com Deus, poderemos esperar por problemas. Lucas nos conta que o jovem deu uma reviravolta após cair em si (Lucas 15:17). Não perca o bom senso. Viva para Deus e pela orientação da Sua Palavra — a menos que você deseje ardentemente o que não tem valor.
—JDB
Se o pecado não fosse enganoso, não pareceria delicioso.